Foi alterado o projecto de construção de um troço de auto-estrada, na Polónia. Em causa estava o vale de Rospuda que seria afectado
Foi alterado o projecto de construção de um troço de auto-estrada, na Polónia. Em causa estava o vale de Rospuda que seria afectadoas autoridades polacas decidiram alterar o trajecto correspondente à auto-estrada da cidade de augustow, no nordeste da Polónia. ao contornar esta cidade de 30 mil habitantes, o troço teria de atravessar a reserva natural do vale de Rospuda. a zona está abrangida pelo Programa Europeu Natura 2000.
O projecto foi contestado por muitos cientistas e ecologistas, assim como pela própria Comissão europeia que acabou por levar o caso ao Tribunal Europeu da Justiça. as obras já iniciadas acabaram por ser bloqueadas pelos tribunais polacos, explica o Courrier Internacional.
Em 2006, mais de 150 mil pessoas assinaram uma petição que exigia a alteração do trajecto da auto-estrada. Porém, o antigo governo dava prioridade à necessidade de aliviar a cidade de augustow. Por ela passam, diariamente, sete mil camiões. a alteração do projecto inicial permite resguardar uma zona húmida e de floresta virgem com grande valor para o continente europeu.