alto Comissariado para a Integração e Diálogo Intercultural lança programa de formação de pequenos empresários imigrantes. a iniciativa pretende criar empresas em Portugal para combater a crise económica
alto Comissariado para a Integração e Diálogo Intercultural lança programa de formação de pequenos empresários imigrantes. a iniciativa pretende criar empresas em Portugal para combater a crise económicaEm Portugal vamos ter este ano, com apoio do Programa Operacional do Potencial Humano e com fundos comunitários, um projecto inovador de empreendedores imigrantes, explicou a alta Comissária para a Integração e Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse. O programa deverá ser implementado ainda este ano. Vamos dar formação a imigrantes que queiram montar as suas pequenas empresas, acompanhar essa execução, acrescentou. O programa prevê o financiamento de pequenas empresas para podermos encontrar alternativas de desenvolvimento e integração, dado a crise económica.
a alta Comissária anunciou que, em abril próximo, Cabo Verde e Portugal organizam um seminário conjunto para debater a educação dos cabo-verdianos residentes em Portugal. a comissão vai analisar as dificuldades e onde podemos encontrar soluções. E explicou: Temos a questão da Parceria para a Mobilidade, temos áreas como a educação e qualificação, que são importantes para a comunidade cabo-verdiana em Portugal. a nível da educação, está previsto um seminário conjunto no mês de abril, juntando a federação das associações cabo-verdianas para discutir esta matéria.
a agência Lusa refere que Rosário Farmhouse está a participar, na Cidade da Praia, na reunião da Comissão Consultiva para a Emigração de Cabo Verde. No encontro com as autoridades cabo-verdianas, deverá discutir a questão do empreendorismo e como direccionar os imigrantes cabo-verdianos para esta iniciativa.
a conferência foi organizada pelo alto Comissariado para a Integração e Diálogo Intercultural, em colaboração com o Instituto Português de apoio ao Desenvolvimento e com o Instituto das Comunidades de Cabo Verde, para assinalar o primeiro ano de actividades do Centro de apoio ao Migrante no País de Origem.