Bento XVI pediu aos jovens que não se deixem atrair pela «idolatria do dinheiro, dos bens materiais, da carreira e do sucesso»
Bento XVI pediu aos jovens que não se deixem atrair pela «idolatria do dinheiro, dos bens materiais, da carreira e do sucesso»O Pontífice apelou aos jovens para que não cedam à lógica do interesse egoísta, por ocasião da 24a Jornada Mundial da Juventude que será celebrada a 5 de abril, domingo de Ramos. Na mensagem, o Santo Padre alerta os jovens para se prepararem para o Encontro mundial da juventude, a realizar em Madrid, em 2011.
Pusemos a nossa esperança em Deus vivo é o tema da mensagem em que o Papa adverte para a necessidade de esperança, mas não de qualquer esperança, e sim de uma esperança firme e crível. O Santo Padre lembra que a política, a ciência, a tecnologia, a economia ou qualquer outro recurso material por si sós não são suficientes para oferecer a grande esperança à qual todos aspiramos.
a crise de esperança afecta mais facilmente as novas gerações que, em contextos socioculturais carentes de certezas, de valores e pontos de referência sólidos, têm que enfrentar dificuldades que parecem superiores às suas forças, afirmou o Papa. Para alguns, a única saída possível é uma fuga alienante rumo a comportamentos perigosos e violentos, em direcção à dependência de drogas e álcool, e para tantas outras formas de mal-estar juvenil.
Bento XVI também estimulou os jovens a rezar, de preferência em companhia, e a participar nas actividades das suas paróquias. ao mesmo tempo convidou-os a ser pacientes e perseverantes e a vencer a natural tendência dos jovens à pressa, de querer obter tudo e imediatamente.