a Comissão Europeia lançou uma campanha contra as disparidades salariais entre homens e mulheres
a Comissão Europeia lançou uma campanha contra as disparidades salariais entre homens e mulheresas mulheres ganham em média menos 17. 4 por cento do que os homens na União Europeia, independentemente do sector económico considerado. Isto apesar do princípio salário igual para trabalho igual, consagrado no Tratado de Roma.
as disparidades salariais entre homens e mulheres têm múltiplas causas, exigindo por isso soluções diversificadas. Para ganhar esta batalha, são necessárias medidas a todos os níveis e o empenhamento de todos os interessados, dos empregadores e sindicatos às autoridades nacionais, passando por todos os cidadãos, defendeu o comissário europeu responsável pela igualdade de oportunidades. a campanha visa sensibilizar mais os espíritos para as razões pelas quais as mulheres na Europa continuam a ganhar muito menos do que os homens e pensar no que se pode fazer a esse respeito, salienta Vladimir Spidla.
a campanha será lançada no contexto do Dia internacional da mulher (08 de Março) e irá promover as boas práticas em matéria de igualdade salarial em toda a Europa. Será distribuída uma caixa de ferramentas que se destina a empregadores e sindicatos à escala nacional e europeia, além de cartazes.