O hino da campanha da fraternidade para a Quaresma de 2009 é dum realismo chocante. Sobre “Fraternidade e segurança social”, os bispos brasileiros lançam o lema: ” a Paz é fruto da Justiça”O hino da campanha da fraternidade para a Quaresma de 2009 é dum realismo chocante. Sobre “Fraternidade e segurança social”, os bispos brasileiros lançam o lema: ” a Paz é fruto da Justiça”Oração tão querida ao povo brasileiro, a Via-sacra da campanha da fraternidade traça o retrato do Brasil, sem omissões. a título de exemplo, cito apenas a primeira leitura da primeira estação: O nosso país está marcado por grandes escândalos: corrupção, tráfico de influências, desvios de verbas, entre outros, estão sempre presentes nos nossos noticiários.
O texto continua: São crimes que trazem trágicas consequências para a nossa sociedade, como fome, desemprego, doenças, analfabetismo, recessão da economia e outros malefícios. No entanto dificilmente alguém é condenado pela prática de tais crimes. a alta-roda recorre às instâncias do sistema judiciário para ser imune e até consegue muitas vezes da opinião pública a aprovação dos seus actos com a expressão: O tal rouba, mas faz.
Rezar durante uma hora, meditando em tantos males da sociedade brasileira, na esperança de conseguir mais segurança social, mais paz pela justiça é mais do que tornar próximo o reino de Deus: nesta Páscoa será certamente mais visível.