“actualidade da missão ad Gentes na Espanha”. Trinta anos depois, os bispos espanhóis aprovavam um documento sobre as missões
“actualidade da missão ad Gentes na Espanha”. Trinta anos depois, os bispos espanhóis aprovavam um documento sobre as missõesO texto agora divulgado pretende fortalecer a responsabilidade missionária dos fiéis e promover o empenho das Dioceses, das paróquias e das comunidades eclesiais. É publicado no contexto do ano Jubilar Paulino, no 50º aniversário da Encíclica missionária de Pio XII Fidei Donum, no 50º aniversário do Dia da américa Latina e no 5º aniversário do Congresso Nacional sobre as Missões.
O documento pretende reafirmar a dimensão teológica da missão ad Gentes para evitar o perigo de reduzir a actividade missionária de cooperação somente de alguns especialistas que partem para a missão; fazer um diagnóstico sobre a atenção que a pastoral ordinária das dioceses dá à dimensão missionária nos processos de iniciação e formação cristã; analisar os principais problemas e as questões que a missão ad Gentes coloca aos responsáveis pela pastoral; abrir novos horizontes para dar resposta aos questionamentos apresentados, indica o documento, citado pela agência Fides.
Nenhum baptizado está isento do seu empenho missionário porque apesar de alguns serem chamados para a vocação à missão ad Gentes especificamente, todos foram feitos evangelizadores pelo baptismo, adianta a Conferência Episcopal Espanhola. a responsabilidade missionária não pode ser reduzida a uma simples cooperação económica por ocasião de um Dia ou por uma emergência.com este documento, a assembleia Plenária da CEE oferece um serviço de esclarecimento às Igrejas particulares e especialmente a quem generosamente dedica a própria vida aos territórios de missão como missionário e missionária.