a amnistia Internacional (aI) pede às Nações Unidas o embargo das vendas de material bélico a Israel e ao movimento radical palestiniano Hamas a amnistia Internacional (aI) pede às Nações Unidas o embargo das vendas de material bélico a Israel e ao movimento radical palestiniano Hamas a organização de direitos humanos acusa os EU a de fornecerem armas para o conflito no Médio Oriente. as forças israelitas usam fósforo branco e outras armas norte-americanas, para cometer violações graves do direito internacional humanitário, acusa a organização de direitos humanos.
Mas não foi só Israel a cometer crimes de guerra. O Hamas e outros grupos armados palestinianos lançaram centenas de mísseis, introduzidos nos territórios por contrabando ou fabricados com peças provenientes do estrangeiro, adianta a presidente da delegação da aI, Donatella Rovera.
Israel e o Hamas rejeitaram as conclusões do relatório de 38 páginas. O porta-voz do governo israelita, Mark Regev disse à BBC que o fósforo branco não foi usado contra civis. Os israelitas tentaram ser tão cirúrgicos como é humanamente possível numa situação de combate difícil.
Já o porta-voz do Hamas classificou o relatório como injusto. Para Fawzi Barhoum, não há comparação entre as armas israelitas e os palestinianos que se defendem com espingardas e outras armas primitivas, refere a Reuters.