Os países europeus do G20 vão duplicar os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI)Os países europeus do G20 vão duplicar os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI)Os recursos do FMI devem ser duplicados para lhe permitir ajudar os seus membros depressa e de forma flexível, decidiram os chefes de Estado. Reunidos em Berlim, os responsáveis procuram encontrar uma plataforma comum europeia, até à próxima cimeira do G20 de Londres, marcada para 2 de abril.
a chanceler alemã disse que as propostas têm como fim recuperar a confiança dos mercados e a criação de uma nova ordem financeira internacional. Não se trata de tomar medidas superficiais ou provisórias, disse Sarkozy. O presidente francês manifestou a sua satisfação por o documento final da reunião mencionar sanções aos paraísos fiscais e aos centros financeiros que não cooperarem.
Há quem tema que esta decisão como uma simples declaração de intenções. Um perito governamental europeu salienta que falta saber como é que os países europeus vão contribuir para reforçar os recursos do Fundo. O FMI tem dito publicamente que os seus recursos actuais para empréstimos aos países em dificuldades correm risco de esgotar, se a crise económica internacional durar muito tempo.