Encurralados pela guerra, há menores a sofrerem os horrores da violência dos combates entre tropas governamentais e rebeldes
Encurralados pela guerra, há menores a sofrerem os horrores da violência dos combates entre tropas governamentais e rebeldesO destino das crianças no norte do Sri Lanka deve ser uma prioridade, desafiou esta sexta-feira a responsável das Nações Unidas para o bem-estar das crianças em conflitos armados. Nesta região do país as forças governamentais têm combatido os separatistas do Exército dos Tigres de Libertação do Tamil Eelam (LTTE), provocando milhares de deslocados e mortos e feridos.
as imagens de crianças mortas, mutiladas e feridas na área de Vanni, no Sri Lanka, são verdadeiramente perturbadoras, afirmou Radhika Coomaraswamy, representante Especial do secretário-geral Ban Ki-moon para as crianças e conflitos armados, ao referir-se à área em que cerca de 250 mil civis estão encurralados pelos combates.
Coomaraswamy afirmou ainda que o LTTE tem de libertar os civis para locais seguros, em especial as crianças, e o Governo deve ser mais cuidadoso com os seus bombardeamentos aéreos e de artilharia fogo para evitar mais vítimas civis.