Na região sudanesa, habitantes locais indicaram locais onde estão enterrados mais vítimas da guerra. Mas há ainda muitos desaparecidos
Na região sudanesa, habitantes locais indicaram locais onde estão enterrados mais vítimas da guerra. Mas há ainda muitos desaparecidosPeritos internacionais temem que haja várias valas comuns espalhadas pela região do Darfur, depois de habitantes locais lhes terem indicado alguns desses locais onde estarão enterradas vítimas dos mais recentes confrontos entre tropas governamentais sudanesas e movimentos rebeldes da zona. Pelo menos 45 pessoas estarão enterradas nessas valas já reveladas, mas muitos outros permanecem ainda desaparecidos.
Uma equipa de avaliação da missão mista de paz da ONU e da União africana para o Darfur (UNaMID, na sigla inglesa) visitou Wada’ah, 90 quilómetros a sul de El-Fasher, no Norte de Darfur, que esteve sob o comando do Exército de Libertação do Sudão/facção de Minni Minawi nos últimos anos, e ali constatou que as mortes terão sido provocadas deliberadamente e não como causa directa da luta.
Muitos urbanística e equipamentos – como casas, lojas, barracas e geradores – foram queimados até desaparecerem por completo, bem como o mercado local, que foi saqueado, e celeiros alegadamente destruídos pelas chamas, ainda fumegantes quando a equipa da UNaMID visitou o local, afirmou a missão em comunicado.