Este dia 12 foi o dia de exigir o fim do recrutamento militar forçado e a utilização de menores como soldados. Foi o dia da “Mão Vermelha”
Este dia 12 foi o dia de exigir o fim do recrutamento militar forçado e a utilização de menores como soldados. Foi o dia da “Mão Vermelha”Milhares de pessoas em todo o mundo mobilizaram-se este dia 12 para exigir o fim do recrutamento militar forçado e a utilização de crianças como soldados, no dia da Mão Vermelha (ver mais informação sobre este dia no site da iniciativa).
Por ocasião deste projecto, o secretário-geral Ban Ki-moon afirmou esta quinta-feira que a prática de recrutamento forçado de menores viola a decência humana e deve ser erradicada.
O recrutamento e o uso de crianças na guerra viola o direito internacional. Mas também viola as nossas mais elementares normas de decência humana, acusou Ki-moon, num evento que assinalou o dia na sede da UNICEF em Nova Iorque. Todo o sistema das Nações Unidas e eu estamos determinados a erradicar tais abusos, sublinhou.
Mais de 250 mil mãos vermelhas, que simbolizam a campanha mundial, foram recolhidas em mais de 100 países.