Sindicalistas convidam quatro presidentes para o fórum
Sindicalistas convidam quatro presidentes para o fórumTeceram louvores ao socialismo contra o imperialismo Rafael Correa, do Equador, Fernando Lugo, do Paraguai, Evo Morales, da Bolívia, e Hugo Chavez, da Venezuela. a presença dos quatro presidentes latino-americanos no fórum de Belém, pela primeira vez, foi um espectáculo de música e cor. aliás o próprio discurso de cada um foi nessa linha, em que Hugo Chavez é mestre.
O fórum é um evento vedado aos políticos como tal, mas onde podem estar presentes como qualquer outro cidadão. Convidados pelo movimento sindical brasileiro, os quatro presidentes aproveitaram bem a circunstância que lhes foi oferecida, para desenvolver o seu pensamento sobre a integração popular no caminho da américa Latina.
No uso da palavra todos os presidentes se apoderaram, de algum modo, dos temas e lutas próprios do fórum social, como a luta contra a escravidão, neocolonialismo, contra a pobreza, a luta das mulheres latino-americanas. De certo modo verifica-se uma luta pela apropriação de temas que são património dos nove fóruns já realizados.
aliás, o governo brasileiro está a aproveitar o fórum para transmitir aos participantes uma imagem positiva do seu trabalho, procurando justificar causas que são polémicas e Contestadas pró diversos grupos. Não faltam cartazes bem elucidativos desta política.
No final do dia, 29 de Janeiro, o presidente Lula juntou à sua volta os outros quatro presidentes, num encontro com o público, para mais uma vez apregoar a solidariedade internacional dos povos latino-americanos.