Hoje é a grande caminhada em Belém, a abertura do evento que diz que “um outro mundo é possível”
Hoje é a grande caminhada em Belém, a abertura do evento que diz que “um outro mundo é possível”arranca esta terça-feira o Fórum Social Mundial (FSM) na capital do Estado brasileiro do Pará. Belém apresenta-se como o território do FSM e como tal é hoje palco da abertura com uma grande caminhada que arranca do Cais do Porto, local vivo da cidade, até à Praça do Operário. Serão 100 mil participantes convidados a participarem com suas cores e símbolos, marcando a chegada do FSM de terras de África à amazónia.
Cada dia é tempo de celebrar diferentes motivos: a 28, primeiro dia para as mais de 2400 actividades previstas, a Pan-amazónia é debatida sob os 11 objectivos a que se propõe o FSM – e entre estes um conjunto deles que entroncam na actual crise mundial, como o acesso universal e sustentável dos bens comuns da humanidade e da natureza ou o cancelamento da dívida externa dos países mais desfavorecidos.
No final, domingo, 1 de Fevereiro, é o dia das alianças. No fundo, traduzir as convergências possíveis entre os milhares de participantes e organizações sociais presentes. Num primeiro momento, diferentes assembleias sectoriais entre redes com temas e lutas afins definirão propostas concretas sobre as campanhas, manifestações ou qualquer outra actividade. Depois, num segundo momento, tem lugar um grande evento, a assembleia das assembleias, para apresentar os resultados finais. Porque, acreditam os promotores e participantes deste FSM, outro mundo é possível.