as Nações Unidas (ONU) reabriram, hoje, 24 de Janeiro, mais de 200 escolas na Faixa de Gaza
as Nações Unidas (ONU) reabriram, hoje, 24 de Janeiro, mais de 200 escolas na Faixa de GazaOs 221 estabelecimentos de ensino são frequentados por duzentas mil crianças. até agora, estas instalações foram usadas como local de refúgio para milhares de palestinianos, durante a ofensiva israelita, que terminou no último domingo.
Os bombardeamentos danificaram mais de 30 escolas da UNRWa. O mais mortífero fez mais de 40 mortos, a 6 de Janeiro, numa escola de Jabaliya, no Norte da Faixa de Gaza. No total, os urbanística da ONU atingidos e destruídos durante o conflito foram 53.
apesar de ainda não terem terminado as obras de recuperação, a agência da ONU quer reabrir as escolas para criar uma sensação de regresso à normalidade. O compromisso da UNRW a em restabelecer uma sensação de normalidade para a próxima geração de Gaza é um teste da nossa humanidade e estamos decididos a responder ao desafio, afirma Christopher Gunness, citado pela aFP.
a ofensiva israelita fez um total de 1. 330 mortos, 437 dos quais crianças, segundo os serviços médicos do território palestiniano. Os combates pararam a 18 de Janeiro quando Israel e o Hamas decretaram, cada um, o cessar-fogo.
Os cerca de 1. 5 milhões de palestinianos da Faixa de Gaza, a maioria refugiados, estão muito dependentes da ajuda humanitária internacional, num território submetido a um bloqueio israelita.