O secretário-geral das Nações Unidas exigiu o cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza
O secretário-geral das Nações Unidas exigiu o cessar-fogo imediato na Faixa de GazaBan Ki-moon mostra-se profundamente preocupado com a ofensiva terrestre de Israel na Faixa de Gaza. O responsável máximo da ONU, teme que esta escalada [de violência] aumente inevitavelmente o já pesado sofrimento das populações civis afectadas.
Em comunicado, o sul-coreano pede à comunidade internacional e especialmente aos parceiros regionais que consigam influenciar os contendores e terminar com o derramamento de sangue e o sofrimento. Ki-moon apelou ainda a Israel para assegurar a segurança dos civis e permitir que a ajuda humanitária chegue àqueles que dela necessitarem.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas está reunido desde a meia-noite para discutir os mais recentes acontecimentos na Faixa de Gaza. Nesta terça-feira, Ban Ki-moon reunir-se-á com o ainda presidente americano, George W. Bush. Será um almoço de despedida de Bush já que Obama toma posse a 20 de Janeiro.
Eles falarão sobre o futuro das Nações Unidas e sobre os desafios da organização, como o Oriente Médio, Mianmar, a Somália, a manutenção da paz em Darfur e a reforma da própria instituição , adianta um porta-voz da Casa Branca, em comunicado. Gordon Johndroe indicou ainda que Bush agradecerá a Ki-moon o seu trabalho à frente das Nações Unidas.