a China está «sempre aberta ao diálogo» com os representantes do Dalai Lama
a China está «sempre aberta ao diálogo» com os representantes do Dalai LamaDepois do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, ter apelado a Pequim para falar com o líder espiritual dos tibetanos, a resposta não se fez esperar. O governo chinês… sempre demonstrou sinceridade no que diz respeito aos contactos e às negociações, e a porta está sempre aberta para discussões com a parte do Dalai Lama, assegurou o ministério dos Negócios estrangeiros.
Mas, Pequim adianta que os progressos dependem da vontade do Dalai Lama. a chave é saber se o Dalai Lama vai estudar e corrigir a sua posição política, abandonar a sua atitude errada sobre ‘a independência do Tibete’ e fazer corresponder autenticamente as suas palavras e os seus actos, acrescentou o ministério, citado pela Lusa.
Já se contam oito rondas de conversações, para tentar uma aproximação sobre a questão tibetana, entre Pequim e os representantes do Dalai Lama. Pequim anunciou no mês passado que os últimos encontros sobre o futuro do Tibete falharam, apontando a responsabilidade do fracasso ao líder do Tibete.
O Dalai Lama reclama uma larga autonomia para a região, da qual fugiu em 1959, após um levantamento contra a presença chinesa, enquanto a China o acusa de pretender a independência. as conversações decorrem desde 2002.