a saúde e qualidade de vida são uma obsessão colectiva para os coreanos. é frequente ouvir-se dizer que tal produto é bom para a saúde
a saúde e qualidade de vida são uma obsessão colectiva para os coreanos. é frequente ouvir-se dizer que tal produto é bom para a saúdeNeste contexto a moda dos produtos well-being (bem-estar) tem invadido o país. a última novidade chama-se bem morrer. Tem aumentado o número das pessoas preocupadas com o modo como irão deixar este mundo. assim, não basta estar bem (well-being): é preciso também preparar-se para morrer bem (well-dying). O tema tem sido tratado por vários institutos, escolas secundárias, centros sociais e instituições religiosas. Há também centros de formação para profissionais do ramo no templo budista de Joghye e no centro protestante de Kakdang, em Seúl.
Para muitos, morrer bem é a forma correcta de completar uma vida bem vivida. Interessante é o facto de haver pessoas que, após terem participado num curso sobre well-dying, decidiram não cometer suicídio. É o caso de uma senhora de 43 anos que, após ter encontrado outras pessoas que tinham tentado o suicídio durante um destes cursos, decidiu que o suicídio era uma escolha estúpida.
Estes programas sobre bem morrer não são só para os idosos. Muitas pessoas afirmam que renovaram o interesse e amor pela vida após terem participado no curso. Muitas empresas, incluindo a Samsung Eletronics, Motores Hyundai, Samsung Metalúriga e a Companhia de Seguros Kyobo, decidiram enviar os seus funcionários a estes cursos. Deste modo oferecem-lhes a oportunidade de reflectirem e desenvolverem as suas capacidades. Para o professor Há Ji-hyun, do departamento de Psicologia do Centro de Medicina da Universidade de KonKuk, a educação sobre bem morrer ajuda a vencer a depressão.