Peritos internacionais reúnem provas do envolvimento das autoridades ruandesas no conflito que dilacera o Leste do Congo. Crianças foram recrutadas
Peritos internacionais reúnem provas do envolvimento das autoridades ruandesas no conflito que dilacera o Leste do Congo. Crianças foram recrutadasHá provas que o Governo do Ruanda e o exército congolês ajudaram grupos rebeledes opositores, na guerra fratricida que devasta toda a região leste da República Democrática do Congo (RDC), de acordo com a informação de um grupo de peritos das Nações Unidas que acompanha e monitoriza o embargo de armas na área.
No seu relatório final ao Conselho de Segurança, este grupo de peritos, criado em 2004, disse que, embora haja pouca documentação disponível para provar o apoio material ruandês aos rebeldes do Congresso Nacional em Defesa do Povo (CNDP), foram encontrados indícios de que as autoridades ruandesas foram cúmplices no recrutamento de soldados, incluindo crianças, facilitando ainda o fornecimento de equipamento militar e enviando os seus próprios soldados e unidades para a RDC para apoiar o CNDP.
O grupo baseia a sua investigação em dezenas de entrevistas com testemunhas oculares, incluindo antigos combatentes e oficiais do maioritariamente tutsi CNDP, membros da comunidade empresarial, funcionários dos serviços de inteligência regional e local, todos eles descrevendo de forma coerente e credível o envolvimento do Governo do Ruanda.