O Vaticano reafirma a dignidade da pessoa humana desde a concepção à morte natural. a instrução ‘Dignitas personae’ (a dignidade da pessoa) actualiza o documento ‘Donum vitae’ (o dom da vida)
O Vaticano reafirma a dignidade da pessoa humana desde a concepção à morte natural. a instrução ‘Dignitas personae’ (a dignidade da pessoa) actualiza o documento ‘Donum vitae’ (o dom da vida)Numa altura em que Estados Unidos da américa e França se preparam para reexaminar as suas práticas no campo da bioética, o Vaticano divulgou uma instrução sobre a dignidade da pessoa humana. O embrião é considerado como pessoa integral, com todas as consequências filosóficas e jurídicas que isso possa acarretar.
O documento apresenta uma lista em que aponta as técnicas biomédicas consideradas ilícitas. São lícitas todas as técnicas que respeitam o direito à vida e a integridade física de cada ser humano, e que ajudam a fertilidade natural, enquadradas dentro do matrimónio entre homem e mulher. São moralmente ilícitas todas as que separam a procriação do acto conjugal: fecundação ‘in vitro’, clonagem híbrida, utilização de células-tronco embrionárias para fabricar vacinas e pílula do dia seguinte.
O documento da Congregação para a Doutrina da Fé condena todas as formas de fertilização artificial e engenharia genética selectiva. Considera que se corre o risco de favorecer uma mentalidade eugénica .