Mais três activistas zimbabueanos de direitos humanos foram raptados na manhã de segunda-feira, 8 de Dezembro. as suspeitas recaem sobre os serviços secretos de Roberto Mugabe
Mais três activistas zimbabueanos de direitos humanos foram raptados na manhã de segunda-feira, 8 de Dezembro. as suspeitas recaem sobre os serviços secretos de Roberto MugabeCinco dias depois de a directora da organização não-governamental Zimbabwe Peace Project (ZPP), Jestine Mukoko, ter desaparecido em circunstâncias misteriosas, mais três activistas foram raptados. O secretário-executivo do ZPP, alois Chaumba, disse à agência Lusa a partir de Harare que Pascal Gonzo e Broderick Takawira foram raptados por um grupo de homens armados que se identificaram, segundo testemunhas, como agentes da polícia. Um terceiro empregado da organização foi raptado em circunstâncias semelhantes na cidade de Masvingo.
alois Chaumba está convencido de que os raptos de todos os empregados e da directora nacional da ZPP, Jestine Mukoko, são obra do CIO (a polícia política do regime de Robert Mugabe). a polícia nada fez para investigar a ocorrência e continua a negar ter responsabilidades no rapto de Mukoko. O homem raptado em Masvingo chama-se Zhacaria Nkomo, irmão de um destacado advogado defensor dos direitos humanos.
Estamos todos em estado de choque pelo que aconteceu à nossa corajosa directora-nacional e aos monitores que foram raptados ontem. Tememos pelo pior, confessou alois Chaumba. Vários juízes do Supremo de Harare recusaram-se a presidir ao caso aberto pelo ZPP contra o sstado pelo rapto de Jestine Mukoko. Os advogados continuam a trabalhar na petição entregue ao Supremo, na qual se exige que as autoridades divulguem o paradeiro da activista e a libertem sem demoras.
O ZPP é uma organização não-governamental que se dedica a registar e documentar incidentes de violência por motivos políticos, em todo o Zimbabué. ao longo dos últimos anos recolheu provas de envolvimento das autoridades e das milícias do partido no poder (Zanu-PF) em assassínios, tortura, sequestros e violações de cidadãos anónimos e militantes da oposição.