Sobre Portugal, é destacado o mal-estar gerado pela demora na regulamentação da Concordata, assinada em 2004
Sobre Portugal, é destacado o mal-estar gerado pela demora na regulamentação da Concordata, assinada em 2004China, Cuba, Coreia do Norte, Irão, Nigéria, Myanmar, Laos, arábia Saudita, Paquistão e Sudão são alguns dos países onde se registaram graves limitações à liberdade religiosa,adianta um relatório da Fundação ajuda à Igreja que Sofre (aIS), hoje divulgado.
Os casos mais dramáticos no último ano registaram-se na Índia, Paquistão, arábia Saudita e Eritreia, nações onde a liberdade de culto é negada de maneira mais violenta e nas quais os crentes são perseguidos, nalguns casos até à morte, refere a organização católica internacional.
No afeganistão, argélia, Baherein, Bangladesh, Bielorrússia, Bolívia, Egipto, Eritreia e México, bem como na Terra Santa (Israel e territórios palestinianos) existem limitações legais à liberdade religiosa, refere o documento. O livro analisa também a situação no Iraque, onde desde finais de Setembro duas mil famílias cristãs tiveram de abandonar Mossul.
No final de 2007, existiam entre 25 mil e trinta mil cristãos iraquianos refugiados na Jordânia, 100 mil na Síria, quatro mil na Turquia e alguns milhares no Líbano. No Iraque, de 28 milhões de habitantes, existem 200 a 300 mil cristãos. Em 2003, eram 800 mil, os cristãos.
além dos cristãos, outras minorias não muçulmanas têm sido vítimas de perseguição. O relatório aponta os mandeanos, seguidores de uma religião dualista que surgiu nos primeiros séculos da era moderna, inspirada por São João Baptista.