“Há algumas coisas menos satisfatórias” na situação dos direitos humanos na China
“Há algumas coisas menos satisfatórias” na situação dos direitos humanos na ChinaO governo chinês reconhece a universalidade dos direitos humanos , mas defende que esse princípio também deve ter em conta as condições específicas de cada país , afirma o ministro responsável do Gabinete de Informação do Conselho de Estado. E na China, o governo considera que o direito ao desenvolvimento é o mais importante dos direitos humanos , diz Wang Chen.
Devido a factores naturais, históricos, culturais, económicos e sociais, ainda há muitos problemas e dificuldades no desenvolvimento dos direitos humanos , disse o alto responsável do governo chinês. Wang Chen defendeu, numa entrevista difundida pela agência noticiosa oficial chinesa, que todos os níveis da administração pública têm de aumentar a sua consciência acerca da protecção dos direitos humanos , refere a Lusa.
a China ainda não ratificou a convenção sobre Direitos cívicos e políticos depois de ter assinado uma sobre Direitos económicos, sociais e culturais há uma década. Em Março passado, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao garantiu que a ratificação iria ocorrer brevemente, mas não precisou data. a Declaração universal dos direitos humanos das Nações Unidas, que inclui uma convenção sobre Direitos Económicos, Sociais e Culturais e outra sobre Direitos Cívicos e Políticos, foi assinada há 60 anos.