O encontro de Dalai Lama com o presidente Nicolas Sarkozy pode vir a ter consequências para a França
O encontro de Dalai Lama com o presidente Nicolas Sarkozy pode vir a ter consequências para a França a China considerou de maliciosa provocação o encontro realizado, no sábado, 6 de Dezembro, em que o presidente francêsignorou as repetidas súplicas de Pequim.
a reunião preocupa os interesses centrais da China com a unidade nacional, e inevitavelmente exigirá um alto preço, e que afectará as relações de comerciais entre a China, a França e a União Europeia, escreveu o vice-chanceler chinês, He Yafei.
Num editorial no jornal Diário do Povo, o responsável qualificou de afronta inaceitável o encontro entre o lider espiritual e o presidente rotativo da União Europeia em exercício, apontando que a França se encontra em situação difícil com o desemprego e dificuldades económicas, desviando com a questão dos direitos humanos, as atenções sobre a situação do país.
Nicolas Sarkozy, que se encontrava em Gdansk, Polónia, nas comemorações dos 25 anos da atribuição do Nobel da Paz a Lech Walesa, ripostou afirmando que é livre, enquanto presidente da República francesa, de fazer a sua agenda. Enquanto presidente do Conselho Europeu, tenho valores, convicções sublinhou.
O líder espiritual do Tibete lembra que a China também precisa da Europa e quenem sempre a pressão leva à acção.