São menores, sem pontos de referência e, muitas vezes sem família. São necessárias novas medidas políticas para combater o fenómeno em expansão
São menores, sem pontos de referência e, muitas vezes sem família. São necessárias novas medidas políticas para combater o fenómeno em expansãoSerão 150 milhões no mundo as crianças que vivem ou trabalham na rua. Os dados foram apresentados durante o congresso que teve lugar em Verona, Itália. Promovido pelo European Foundation for street children (Fundação Europeia para as crianças da rua), o encontro tratou o tema da inserção social destas crianças. Trata-se de um fenómeno muito difuso, de contornos delicados a exigir novas medidas políticas.
Milhões de crianças desfrutadas para fins ilícitos, que vão desde a prostituição infantil ao trabalho de menores não têm pontos de referência, muitas vezes sem família ao seu lado ou, onde existem pais ou parentes, trata-se de núcleos familiares muito desarranjados. Daí a urgência de uma abordagem do problema, em que as instituições e associações trabalhem para combater o fenómeno das crianças da rua. É urgente promover o acolhimento familiar dos que estão fora das famílias.