a Santa Sé comemora o 60º aniversário da Declaração universal dos direitos do homem, a 10 de Dezembro, com uma solene celebração
a Santa Sé comemora o 60º aniversário da Declaração universal dos direitos do homem, a 10 de Dezembro, com uma solene celebraçãoO encontro de reflexão e de estudo junta personalidades como o cardeal secretário de estado, Tarcisio Bertone, o director-geral da Organização Mundial do Trabalho, Juan Samovia. O acto comemorativo realiza-se na presença do príncipe Grão-Meste da Soberana Ordem Militar de Malta, Fra Matthew Festing, e também do presidente italiano Giorgio Napolitano.
além dos trabalhos, o Santo Padre associa-se a este momento evocativo num concerto de música clássica, pela Brandenburghisches Staatsorchester de Frankfurt, alemanha. Esta orquestra sinfónica é dirigida pela maestra espanhola Inma Shara, a primeira mulher a reger no Vaticano.
No mesmo dia, antes do concerto, terá lugar a entrega dos prémios atribuídos pela Fundação São Mateus em memória do cardeal François Xavier Nguyen Van Thuan a cinco personalidades e instituições que se distinguiram particularmente no campo do compromisso social e pela paz.
a Declaração universal dos direitos do homem foi proclamada pelas Nações Unidas, no dia 10 de Dezembro de 1948, após o fim do segundo desastroso conflito mundial. Constitui um marco da civilização humana, reiterando que o progresso da humanidade não se mede somente com o avanço da ciência, da técnica e da economia, mas também e, sobretudo, com o primado dos valores espirituais e com o progresso da vida moral, adianta o Vaticano.