a UNESCO promove uma conferência sobre o tema: “Encontros interculturais nas margens do Mediterrâneo”. Terá lugar em Paris de 4 a 5 de Dezembro
a UNESCO promove uma conferência sobre o tema: “Encontros interculturais nas margens do Mediterrâneo”. Terá lugar em Paris de 4 a 5 de DezembroNuma nota, a organização sedeada em Paris afirma que pretende pôr em evidência como o mundo árabe-muçulmano e o mundo ocidental se influenciaram reciprocamente ao longo dos séculos. Promovida no âmbito do Plan arabia – um plano para o desenvolvimento da cultura árabe – a conferência contará com a participação de diversos conferencistas.
as diferentes formas do saber, a história do diálogo na região, a circulação de ideias, com especial referência à medicina, à matemática e à astronomia, estarão no centro das comunicações e da reflexão. Os especialistas centrarão a sua atenção também nas relações entre o Norte e o Sul do Mediterrâneo, sobre os ganhos da cultura islâmica nos seus contactos com as culturas grega, persa e indiana. Certamente que os influxos sobre a arte, a filosofia e a literatura europeias não serão esquecidas.
a conferência contará com a presença de várias personalidades da cultura. Entre outros estarão presentes o ministro sírio para a cultura, Riad Nassan agha; o director geral da organização islâmica para a educação, ciências e cultura (ISESCO), abdulaziz Othman altwaijri, o presidente do Comité consultivo do Plan arábia, Musa Bin Jaafar Bin Hassan, e Márcio Barbosa, vice-director geral da UNESCO.