as celebrações de Natal em Belém, mais uma vez, terão lugar num clima difícil. ao passo que, no mundo, muitos cristãos celebram o advento e o Natal no aconchego das suas casas
as celebrações de Natal em Belém, mais uma vez, terão lugar num clima difícil. ao passo que, no mundo, muitos cristãos celebram o advento e o Natal no aconchego das suas casas a situação dos habitantes da Terra Santa continua a ser de sofrimento devido à guerra. apesar disso, o local onde nasceu Jesus, Belém, continua a ser a cidade da Paz. Mesmo nestes tempos difíceis muitos habitantes da Terra Santa teimam em reagir com meios não-violentos e recusam-se a abandonar a esperança. Proclamam corajosamente os seus direitos e trabalham para um futuro justo e pacífico para os povos palestiniano e judeu.
Vários movimentos internacionais lançam um convite aos cristãos do mundo: enviar uma oração ou uma mensagem de paz para os habitantes de Belém. Desde Dezembro de 2000, criou-se esta tradição natalícia. assim todas as pessoas, comunidades, congregações, organizações de todo o mundo estão convidadas a enviar para Belém, por e-mail, mensagens e orações de advento e de Natal pela justiça e pela paz.
O gesto de enviar uma mensagem ou uma oração, por e-mail, é uma forma importante de comunicar com as pessoas que esperam ouvir uma palavra de esperança. Os habitantes de Belém apreciam muito receber mensagens e orações de pessoas de longe. São gestos pessoais e espirituais de consolo e de esperança por ocasião do Natal. Deste modo as pessoas vencem mais facilmente o isolamento em que vivem.
O projecto conta com a colaboração de diversas organizações internacionais, a que juntaram, este ano, o Conselho Mundial de Igrejas e o seu Fórum Ecuménico Palestina-Israel (PIEF). as mensagens e orações serão impressas e distribuídas às famílias, nas escolas e nas celebrações inter-religiosas (nos locais de culto), assim como na nova casa da paz do arab Educational Institute, frente ao muro da separação israelita, junto do Túmulo de Raquel, em Belém.
Pode enviar a sua mensagem de paz ou a sua oração de Natal até 7 de Janeiro, data em que se celebra o Natal dos cristãos ortodoxos. O inglês é a língua preferida, mas a mensagem pode ser escrita na própria língua. Quem desejar poderá ler as mensagens na página do movimento Pax Christi Internacional.