O congresso das escolas católicas europeias, que se realizou em Roma, afirmou o papel da escola católica na construção da nova Europa
O congresso das escolas católicas europeias, que se realizou em Roma, afirmou o papel da escola católica na construção da nova Europa a Igreja católica quer contribuir para o projecto da nova Europa. Neste projecto as escolas católicas jogam um papel importante, lê-se no documento final do congresso, que encerrou em Roma, a 2 de Dezembro. as escolas católicas oferecem uma formação integral da pessoa, para o bem comum da sociedade, com uma sólida esperança na humanidade.
Os participantes no congresso – bispos de Europa responsáveis pela pastoral da escola e peritos – afirmam que a escola católica oferece uma sã laicidade que pode emergir na Europa e proporciona a todos os membros da sociedade um espaço público para testemunhar a fé em Deus e nos valores comuns. a prioridade fundamental da escola católica é a formação de professores conscientes da estreita relação entre a qualidade do ensino oferecido pelas escolas católicas e a inspiração da fé que a apoia. Daí a necessidade de desenvolver uma espiritualidade dos docentes.
a instrução católica deve ser claramente reconhecida como parte da sociedade do conhecimento. O documento conclui: a visão católica do conhecimento e da fé promove a unidade da verdade diante da sua fragmentação provocada pela especialização exasperada e pelo positivismo.