Participantes de mais de 160 países exortam mundo a realizar reunião internacional sobre a crise financeira global e o seu impacto no desenvolvimento humano
Participantes de mais de 160 países exortam mundo a realizar reunião internacional sobre a crise financeira global e o seu impacto no desenvolvimento humanoO Fórum de Doha, no Catar, sublinhou esta terça-feira, 2 de Novembro, a necessidade de satisfazer os compromissos existentes de ajuda às nações pobres, mesmo no actual momento de crise económica. Os participantes de mais de 160 países exortaram o mundo a concretizar uma reunião internacional sobre a crise financeira global e o seu impacto no desenvolvimento humano.
Reunidos nesta Conferência Internacional de acompanhamento do Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável, organizada pelas Nações Unidas, os participantes adoptaram um documento, conhecido como a Declaração de Doha, onde reafirmam o acordo de parceria global de desenvolvimento acordado em Monterrey, no México, em 2002.
Conhecido como Consenso de Monterrey, este acordo abordou questões como a mobilização de recursos internos, a ajuda pública para o desenvolvimento, o comércio, o investimento directo estrangeiro e o alívio da dívida externa.
a Declaração de Doha confirma agora o compromisso assumido em Monterrey para que os países desenvolvidos dediquem 0,7 por cento do seu Produto Nacional Bruto (PNB) à ajuda pública ao desenvolvimento. E esta ajuda deve ser mantida, apesar da actual crise financeira.