ajuda de emergência sanitária, com equipamentos de purificação da água, “kits” portáteis de diagnóstico e pessoal treinado será suficiente
ajuda de emergência sanitária, com equipamentos de purificação da água, “kits” portáteis de diagnóstico e pessoal treinado será suficienteDois milhões de dólares é quanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) acha que são necessários para resgatar o Zimbabué da tormenta da maior epidemia de cólera que assola o país em 15 anos.
Estes 1,57 milhões de euros serão suficientes para, num período de três meses, fornecer ajuda de emergência sanitária, nomeadamente equipamentos de purificação da água, kits portáteis de diagnóstico e pessoal treinado.
Mais de 11. 700 casos foram registados desde agosto, 473 dos quais mortais, uma mortalidade de quatro por cento a nível nacional. Esta taxa atingiu os 50 por cento em algumas áreas nas fases iniciais do surto. Focos de cólera têm ocorrido anualmente no Zimbabué, desde 1998, mas nunca estas epidemias anteriores atingiram as proporções de hoje, divulgou a OMS. O último surto registou-se em 1992 com três mil casos registados.