Olallo Valdés vai ser beatificado hoje, 29 de Novembro, na cidade de Camaguey, em Cuba
Olallo Valdés vai ser beatificado hoje, 29 de Novembro, na cidade de Camaguey, em Cuba a celebração solene será presidida pelo prefeito emérito da Congregação das Causas dos Santos, o cardeal português, José Saraiva Martins. O irmão Olallo, religioso professo da Ordem Hospitaleira de São João de Deus é o segundo bem-aventurado cubano e o primeiro a ser beatificado em Cuba.
Bento XVI confiou o povo cubano à celeste proteção do irmão José Olallo Valdés, no angelus do último domingo. E na ilha está tudo pronto para a beatificação, inclusive a televisão estatal transmitirá a cerimónia.
O irmão Olallo viveu em 1800, num período de lutas entre colonizadores espanhóis e partidários da independência. Ele socorreu os feridos de guerra e os prisioneiros, em especial, os que não tinham a permissão governamental para serem tratados.
a fama de santidade aumentou, após a sua morte (1889), entre as pessoas da cidade de Camaguey, que atribuíam à sua intervenção a obtenção ininterrupta de graças e auxílio. O processo de beatificação foi aberto em 1990. Em Março de 2008, Bento XVI reconheceu como verdadeiro milagre a cura de uma menina de 3 anos.