a cerimónia de entrega dos prémios ocorrerá a 10 de Dezembro, na reunião da assembleia geral da ONU onde serão assinados os 60 anos da Declaração universal dos direitos humanos
a cerimónia de entrega dos prémios ocorrerá a 10 de Dezembro, na reunião da assembleia geral da ONU onde serão assinados os 60 anos da Declaração universal dos direitos humanosDorothy Stang recebeu, a título póstumo, o Prémio de direitos humanos das Nações Unidas (ONU). norte-americana, 73 anos, estava em missão na amazónia e foi morta com seis tiros, em Fevereiro de 2005. Religiosa da Congregação das Irmãs de Notre Dame de Namur, era um dos elementos da Comissão Pastoral da Terra e trabalhava em constante diálogo com lideranças camponesas, políticas e religiosas, na procura de soluções para conflitos relacionados com a posse e exploração da terra na região.
a ex-primeira-ministra do Paquistão, assassinada em Dezembro de 2007, recebe , também este galardão. Benazir Bhutto foi morta quando participava num comício político no país. O prémio é entregue em reconhecimento do trabalho excepcional feito na área dos direitos humanos, bem como o contributo para a promoção e protecção dos direitos e das liberdades fundamentais.
Para o presidente da assembleia Geral da ONU, Miguel d’Escoto Brockmann,os vencedores representam um símbolo de persistência e valores na resistência às autoridades públicas e privadas responsáveis por violações aos direitos humanos. Nas edições anteriores, as Nações Unidas galardoaram o ex-presidente Nelson Mandela e Martin Luther King.