550 milhões de dólares é quanto as Nações Unidas pedem para ajudar o país a enfrentar a crise em que se afunda
550 milhões de dólares é quanto as Nações Unidas pedem para ajudar o país a enfrentar a crise em que se afundaUma alta funcionária das Nações Unidas instou os doadores a apoiarem generosamente o combate à crise humanitária no Zimbabué, num apelo de 550 milhões de dólares (424 milhões de euros) lançado no início desta semana. Se este alívio internacional não chegar, a crise vai agravar-se muito mais, avisou Catherine Bragg, responsável da agência de Coordenação dos assuntos Humanitários.
Esta nação do sul do continente africano está atolada numa crise provocada por uma confluência de factores, incluindo três anos de fracassos das colheitas, uma má e corrupta governação e uma hiperinflação, que atinge valores recordes diários.
Tudo isto conduziu a uma situação em que quase metade da população total de 12 milhões necessita de ajuda alimentar, os serviços básicos como educação e os cuidados de saúde estão a entrar em colapso e um surto de cólera já fez mais de 300 mortos e continua a espalhar-se.