a pobreza “aumentou significativamente” entre 2001 e 2007, indica um relatório segundo um relatório do Banco Mundial e Ministério das Finanças
a pobreza “aumentou significativamente” entre 2001 e 2007, indica um relatório segundo um relatório do Banco Mundial e Ministério das FinançasMetade da população timorense é pobre e vive com menos do equivalente a 60 cêntimos de euro por dia. Um terço desses pobres vivem abaixo do limiar mínimo de pobreza, ou seja, em situação de pobreza extrema , indica o estudo. O relatório Pobreza numa nação jovem refere que o nível da pobreza atinge 49. 9 por cento da população. aumentou dos 36. 3 por cento, em 2001.
O documento tem por base o segundo Estudo do Nível de Vida de Timor-Leste (TLSLS), completado em Janeiro de 2008, conduzido pela Direcção Nacional de Estatística com o apoio do Banco Mundial. O aumento da pobreza é inteiramente devido ao declínio do consumo médio , explicou Gaurav Datt, da Unidade de Gestão da Redução de Pobreza no Sudeste asiático do Banco Mundial, citado pela Lusa.
O relatório mostra que o Produto Nacional Bruto (PNB) estagnou e que este declínio não surpreende e está em linha com a estagnação do sector não-petrolífero no mesmo período de 2001 a 2007. Conclusões que mereceram algumas críticas por parte do presidente da República. algumas das críticas são absolutamente académicas e sem nenhuma ligação com a realidade , acusou José Ramos Horta. Mostrou ainda o desagrado pelas sugestões de génios que têm e trazem todas as soluções para Timor-Leste e outros países em desenvolvimento.