a Comissão da União africana rejeitou hoje, “antecipadamente, qualquer tentativa de tomada de poder pela força” na Guiné-Bissau
a Comissão da União africana rejeitou hoje, “antecipadamente, qualquer tentativa de tomada de poder pela força” na Guiné-BissauUma semana após as eleições legislativas, a residência do presidente João Bernardo Nino Vieira foi alvo de um ataque. Uma pessoa morreu (um segurança) e outra ficou ferida. Várias pessoas foram detidas, adiantou o ministro da administração interna guineense.
Nino Vieira ainda não prestou declarações sobre o ataque de que foi alvo, mas o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o Conselho de Segurança já foram informados e estão atentos aos acontecimentos. O presidente da Comissão da União africana (Ua) expressou a sua muito forte preocupação quanto à degradação da situação na Guiné-Bissau. Jean Ping reafirmou a rejeição total da U a face a qualquer mudança anticonstitucional de governo .
Nas últimas eleições, cujos resultados provisórios foram conhecidos na última sexta-feira, o Partido africano para a Independência da Guiné e de Cabo verde (PaIGC), liderado pelo antigo primeiro-ministro (2004-2005) Carlos Gomes Júnior venceu. Os resultados definitivos deverão ser divulgados quarta-feira. as Nações Unidas consideraram que as eleições correram, no seu todo, de forma transparente e ordenada .