Jimmy Carter, Kofi annan e Graça Machel viram os seus vistos de entrada no Zimbabué recusados
Jimmy Carter, Kofi annan e Graça Machel viram os seus vistos de entrada no Zimbabué recusadosO antigo presidente norte-americano Jimmy Carter afirmou hoje que lhe foi recusado o visto de entrada no Zimbabué. O mesmo aconteceu ao ex-secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Kofi annan e à activista dos Direitos Humanos Graça Machel, refere a agência Lusa.
O governo do Zimbabué não quis deixar-nos entrar , adiantou Jimmy Carter. apresentámos pedidos de vistos há várias semanas, mas o embaixador do Zimbabué, em Washington, informou-nos que estes não seriam entregues a tempo.
Graça Machel, Kofi annan e Jimmy Carter confirmaram quinta-feira, 20 de Novembro, que iriam igualmente viajar para o Zimbabué neste fim-de-semana. Não tiveram em conta o pedido das autoridades zimbabueanas para que a visita fosse adiada. Os três responsáveis manifestaram o desejo de avaliar a situação humanitária no país em nome do Grupo dos anciãos , de que são membros.
O governo do Zimbabué tinha feito saber que recusava a anunciada visita ao país de Kofi annan, Jimmy Carter e Graça Machel, por os considerar hostis , escreve o diário zimbabueano The Herald. Harare acusou o Grupo dos anciãos de apoiar o Movimento para a Mudança Democrática (MDC).
Este partido da oposição está envolvido em difíceis negociações com o regime do presidente Robert Mugabe para a formação de um governo de unidade nacional. O Grupo dos anciãos é composto por uma dezena de personalidades internacionais. Foi criado em 2007 por Graça Machel e o seu marido, Nelson Mandela, e inclui o bispo sul-africano Desmond Tutu, conhecido crítico do governo de Mugabe.