Fátima dispõe de um lugar único na procura de Deus, tendo a natureza como meio. Percorrer o caminho da Via-Sacra até ao Calvário pode ser marcante e decisivo
Fátima dispõe de um lugar único na procura de Deus, tendo a natureza como meio. Percorrer o caminho da Via-Sacra até ao Calvário pode ser marcante e decisivoO tema que hoje vamos abordar é mais que isso, é um testemunho vivido e sentido que desejamos partilhar convosco, assim o possais receber e se possível, fazê-lo um dia. algumas vezes fizemos este percurso e em cada uma delas fomos descobrindo algo de novo, mas sobretudo, que a paz interior que se apossa de nós é algo que merece as cerca de duas horas – dependendo do tempo disponível, pode ser aligeirado – de caminhada e meditação. Mesmo para aqueles cuja fé possa ser pouca, ou que não tenham esse dom de Deus, o simples caminhar ao longo daquela via respirando a natureza em toda a sua plenitude, com o verde abundante e por vezes acompanhados pelo cantar das aves, dá-nos uma sensação difícil de descrever.
Iniciando a Via-Sacra – entramos pela av. João XXIII, perto da rotunda dos Pastorinhos – e deparamos logo à nossa esquerda com a capela da I Estação, local onde podemos apreciar a escultura alusiva e que é da autoria de Maria amélia Carvalheira, assim como todas as outras até à XV Estação. alguns momentos de paragem e de coração aberto, são suficientes para nos dar alento no calcorrear daquele caminho estreito onde vamos revendo as capelas alusivas à vida do Senhor, orando em silêncio e meditando naquilo que Ele quis partilhar com o seu povo e que agora recordamos.
Contudo, durante a marcha, sugerimos que simultaneamente tenhamos atenção às pequenas placas colocadas à esquerda e direita do caminho que contêm algumas frases mais significativas da Mensagem de Fátima. É uma meditação paralela, mas que complementa o espírito do lugar. Chegados à XV Estação, já no adro da Capela do Calvário e após um percurso quase sempre a subir, sentimos algo estranho, mas comovente, quando deparamos com as esculturas brancas de Cristo na cruz, tendo Maria e os apóstolos a seu lado que encimam a Igreja, destacando-se no azul da paisagem. Entrar na Capela e fazer a nossa oração, permite não só retemperar forças, como partir com sentimentos de gratidão pela visita ao lugar, mas também com uma sensação de frescura sadia que nos invade a alma.
Para quem dispuser de mais algum tempo, sugerimos que após a Via-Sacra sigam o caminho até à Loca do Cabeço, lugar onde se encontra a escultura da aparição do anjo – local de onde avistamos quase toda a aldeia de aljustrel – e descendo, visitar a pequena capela comemorativa da aparição de Nossa Senhora nos Valinhos.
aqui poderá terminar a nossa visita, mas mais uma pequena viagem e ainda poderemos conhecer a Casa do Francisco e também de Lúcia, esta onde está o poço do arneiro, local onde Nossa Senhora apareceu e que está conservado e aberto a todos aqueles que desejem ficar com uma noção mais completa das aparições de Fátima, mas sobretudo da Mensagem da Senhora ao Mundo e a cada um de nós.