São sete mil milhões de dólares para apoiar com carácter de urgência 30 milhões de pessoas em 31 países
São sete mil milhões de dólares para apoiar com carácter de urgência 30 milhões de pessoas em 31 paísesas Nações Unidas lançaram esta quarta-feira o maior apelo humanitário anual de sempre, ao pedir ajuda no valor de sete mil milhões de dólares (5,5 mil milhões de euros) para apoiar com carácter de urgência 30 milhões de pessoas em 31 países. Este valor é bem mais alto que o apelo do ano passado que se ficou por 3,8 mil milhões de dólares (três mil milhões de euros) para 25 milhões de pessoas.
O nosso objectivo é ajudar as pessoas mais vulneráveis a sobreviverem ao próximo ano, e permitir que comecem a trabalhar à sua maneira fora da [situação de] vulnerabilidade e de desespero para [alcançarem] a dignidade, segurança e auto-suficiência que todo ser humano deve ter assegurado, escreve o secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon no prefácio ao relatório Recursos Humanitários 2009, que visa contribuir para ajudar a multiplicidade de vítimas – de conflitos a catástrofes naturais, de alterações climáticas ao aumento dos preços dos alimentos.
Este é de longe o maior apelo lançado vez desde a criação pela ONU dos processos de apelos unificados em 1991. alguns dos territórios, regiões e países abrangidos são a República Centro- africana, o Chade, a Costa do Marfim, a República Democrática do Congo (RDC), o Iraque, o Quénia, os territórios palestinianos ocupados, a Somália, o Sudão, o Uganda, a região africana ocidental, e o Zimbabué.