O Santuário de Fátima tem um intérprete gestual. Já se realiza aqui, anualmente, a peregrinação dos surdos
O Santuário de Fátima tem um intérprete gestual. Já se realiza aqui, anualmente, a peregrinação dos surdosOs surdos são automaticamente excluídos da vida religiosa devido à inexistência de intérpretes nas igrejas ou de padres que saibam linguagem gestual, alertou ontem adalberto Fernandes, do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), citado pelo Correio da Manhã.
Em particular, confessar-se a um padre ou participar numa Eucaristia, torna-se difícil. Muita gente ainda não se apercebeu que estas pessoas também têm direito à vida religiosa , lamentou adalberto Fernandes.
No seminário Pela diversidade, contra a discriminação’, o responsável do INR defende que todos os padres deveriam saber linguagem gestual, para as pessoas se poderem confessar livremente, sem haver discriminação . Sugeriu ainda a existência de um intérprete em todas as missas para poder facilitar assim a transmissão da mensagem espiritual.
Temos certamente de dar mais atenção a essa questão, avançando mesmo pela formação de padres em linguagem gestual, mas ninguém deixará de receber a absolvição por ser possuidor dessa deficiência , salienta o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. Jorge Ortiga adianta que os casos que a Igreja conhece têm uma relação de proximidade com os párocos, com quem comunicam desde sempre e a quem se confessam . Há 84. 172 deficientes auditivos em Portugal.