apelo corre na internet a pedir uma intervenção europeia “séria e comprometida” na República Democrática do Congo
apelo corre na internet a pedir uma intervenção europeia “séria e comprometida” na República Democrática do CongoÉ um apelo urgente, aquele que corre na internet e pede uma intervenção europeia séria e comprometida na República Democrática do Congo. Promovida pela avaaz.org, uma plataforma de defesa dos direitos humanos, a campanha pretende fazer chegar aos líderes europeus mensagens que instam a um maior empenho da Europa, juntamente com as Nações Unidas, na defesa do povo congolês.
Diz o texto de apelo que o povo do Congo precisa [de] ajuda. a população está a viver o terror da ameaça de matanças e [violações]. Centenas de milhares de pessoas já abandonaram suas casas, encurraladas entre a violência brutal tanto dos rebeldes [como] do exército do Congo.
Por isto, defende a avaaz.org, só a Europa tem a capacidade de enviar uma força bem equipada e neutral dentro das próximas duas semanas. Este é o prazo que, estima esta organização, é necessário para proteger a população civil, reconstruir a força de paz da ONU e colocar uma pressão diplomática no Congo e países vizinhos para resolver a crise.
ao lembrar a lição do Ruanda, um dos países vizinhos, que é intervir antes do desastre, os signatários querem colocar a pedra de toque na necessidade de evitar massacres genocidas. a petição pode ser assinada no site da avaaz.org