Muitos projectos em países mais pobres podem falhar se não se tiver em conta os dos direitos humanos, especialmente os das mulheres
Muitos projectos em países mais pobres podem falhar se não se tiver em conta os dos direitos humanos, especialmente os das mulheresas estratégias de desenvolvimento devem ser culturalmente mais sensíveis para a promoção dos direitos humanos, especialmente dos direitos das mulheres, alerta um novo relatório das Nações Unidas. De outro modo, escreve-se nesse texto, muitos projectos em países mais pobres podem falhar.
a sensibilidade cultural é o tema principal da edição deste ano do Relatório sobre o Estado da População Mundial, que todos os anos o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPa) publica – este ano com o título alcançando Terreno Comum: Cultura, Género e Direitos Humanos.
O nosso relatório de 2008 partilha a nossa experiência de muitos anos de trabalho no âmbito da cultura e de como a envolver como um agente de mudança para fazer avançar a igualdade entre os sexos, afirmou aminata Touré, chefe do departamento Cultura, Género e Direitos Humanos, responsável pelo documento do UNFPa.
No UNFP a usamos o termo culturalmente sensível’, que em concreto significa usar a linguagem da cultura, maximizando o valor das culturas positivas para trazer mudanças e por fim alcançar e defender os direitos humanos, afirmou a responsável.