Setenta anos depois, as Nações Unidas promoveram um debate sobre o significado para os dias de hoje da noite que marcou o início do Holocausto
Setenta anos depois, as Nações Unidas promoveram um debate sobre o significado para os dias de hoje da noite que marcou o início do HolocaustoO visionamento de um filme e um painel de discussão – foi assim que as Nações Unidas assinalaram, na sua sede em Nova Iorque (EUa), esta segunda-feira, 10 de Novembro, o 70 º aniversário da Kristallnacht, a violenta noite de cristal, em que 92 judeus foram mortos e entre 25 mil a 30 mil foram deportados para campos de concentração.
Estávamos em 1938, a Segunda Guerra Mundial começava a tomar forma, mais ainda para esta gente que, na alemanha e na Áustria, foi capturada ou morta nas suas casas, sinagogas e empresas.
Organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Holocausto e o Departamento de Informação Pública, esta análise e discussão quiseram trazer a memória dos acontecimentos dessa noite longa de 9 para 10 de Novembro de 1938.
O massacre, também conhecido como a noite dos vidros quebrados, assinalou uma escalada na violência para com os judeus (perseguidos apenas por serem judeus) que, finalmente, conduziria ao seu assassínio em série na Guerra – o Holocausto, o nome que se deu àqueles anos de terror.
O painel de debate analisou os eventos violentos contra o povo judeu e como a política de imigração contribuiu para este desfecho e de como as lições desta História podem ser hoje apreendidas.