Valência diz ter na sua posse o Santo Graal, cálice em ágata que teria sido utilizado por Jesus na última Ceia
Valência diz ter na sua posse o Santo Graal, cálice em ágata que teria sido utilizado por Jesus na última CeiaOs vários especialistas reunidos na cidade espanhola, no último fim-de-semana, querem que a UNESCO declare o Santo Graal ‘Património da humanidade’. É suposto o Santo Graal ter chegado a Espanha há 1750 anos, adianta a Lusa.
Do congresso internacional resultou uma petição, que se baseia no conjunto de argumentos apresentados neste simpósio e dado que, pelo menos, pode-se demonstrar que o Santo Cálice de Valência foi o inspirador das narrativas medievais que deram lugar ao nascimento da literatura épica europeia , para que o objecto seja considerado pela UNESCO Património da humanidade.
a relíquia, guardada numa capela especial na catedral de Valência, tem 17 centímetros de altura, mas muitos especialistas questionam-se se é o mesmo usado por Cristo, principalmente porque está decorado com ouro e pedras preciosas. O Santo Graal consta da parte superior do cálice, que tudo indica ter sido criado entre os anos 50 e 100 antes de Cristo, tendo as asas e a base de ouro com pedras preciosas.
É compreensível esta desconfiança. Porque a todos nós vêm à mente as cenas pobres com os discípulos sentados no chão, e Jesus com um humilde cálice de barro. Mas não foi assim , disse o professor de história de Universidade de Valencia e historiador da catedral valenciana. No entanto – salienta Vicente Martínez – Jesus esteve com famílias com posses como a de Lázaro. É só consultar o Evangelho , afirmou.