O primeiro encontro de sempre entre um Papa e um Patriarca da igreja ortodoxa russa poderá realizar-se em 2009, em Baku, capital do azerbaijão
O primeiro encontro de sempre entre um Papa e um Patriarca da igreja ortodoxa russa poderá realizar-se em 2009, em Baku, capital do azerbaijãoO encontro inédito entre alexei II, Patriarca de Moscovo e de toda a Rússia, e o Papa católico Bento XVI, poderá acontecer no âmbito da Cimeira dos Dirigentes das Religiões Mundiais, que deverá realizar-se em Baku, entre 30 de Outubro e 2 de Novembro de 2009, adianta a Lusa.
Os representantes das duas religiões apontam para a necessidade ser feito um grande trabalho de preparação desse encontro. Tem lugar a abordagem de questões importantes para que um encontro entre o Patriarca de Moscovo e de Toda a Rússia, alexei II, e Bento XVI, Papa de Roma, seja um acontecimento epocal , declarou alexandre, bispo ortodoxo de Baku e do Cáspio. Na mesma conferência de imprensa para apresentação da cimeira religiosa, Jan Capla, representante da Igreja Católica no azerbaijão, acrescentou que é preciso um grande trabalho para preparar esse encontro.
a acontecer, este encontro será o primeiro da história do Cristianismo. Já o Papa João Paulo II tinha feito esforços para visitar a Rússia e encontrar-se com alexei II, mas a Igreja Ortodoxa Russa nunca aceitou esse encontro, considerando-o impossível antes de os católicos aceitarem várias condições.
Moscovo exige que os católicos não façam proselitismo , missionização , nem na Rússia, nem nos antigos países da antiga União Soviética, que a Igreja ortodoxa considera seu território canónico . além disso, os ortodoxos russos exigem que Roma trave a expansão dos greco-católicos, ou uniatas, na Ucrânia.