a economia do Zimbabué vai de mal a pior, registando a maior inflação do mundo. Entretanto, governo e oposição não conseguem pôr-se de acordo para a formação de novo governo
a economia do Zimbabué vai de mal a pior, registando a maior inflação do mundo. Entretanto, governo e oposição não conseguem pôr-se de acordo para a formação de novo governoO país procura com todos os meios combater a falta de alimento e a escalada insuportável da inflação. Outrora florescente, o Zimbabué debate-se hoje com uma crise económica e social que mergulha a população numa pobreza intolerável.
O presidente Robert Mugabe tem conduzido, progressivamente, o país para o caos. Morgan Tsvangirai, presidente do Movimento para a Mudança Democrática, contestou a os resultados da primeira volta das eleições de Março último, tendo reclamado a vitória.
após conseguirem um acordo para a governação do país com a formação de um governo de coligação, Mugabe e Tsvangirai não conseguem entender-se na distribuição das pastas ministeriais.
Durante o fim-de-semana, desenvolveram-se na África do Sul esforços diplomáticos para ultrapassar o impasse no âmbito da SaDC – Comunidade de Desenvolvimento dos países da África austral. Mas as diligências terminaram sem resultados concretos.