Falharam as negociações entre Pequim e os enviados do Dalai Lama. Estatuto do Tibete é discutido desde 2002
Falharam as negociações entre Pequim e os enviados do Dalai Lama. Estatuto do Tibete é discutido desde 2002 Os nossos contactos e discussões não permitiram progredir sobre esta questão e os representantes do líder espiritual dos tibetanos devem assumir a plena responsabilidade , afirmou um alto responsável do partido comunista chinês. a China adianta que não fará qualquer concessão sobre o estatuto da região pois sublinhámos que a unificação da pátria, a sua integridade territorial e a dignidade nacional são os principais interesses do povo chinês, acrescentou Zhu Weiqun.
Esta foi a primeira ronda de negociações sobre o estatuto do Tibete, depois dos Jogos Olímpicos. antes disso, os últimos encontros haviam sido considerados decepcionantes pelo líder tibetano. Pequim recusa qualquer ideia de independência, ou mesmo de semi-independência . O líder dos monges budistas tibetanos diz querer uma autonomia que preserve a cultura e as raízes do povo.
Sobre os dois dias de conversações realizados na terça e quarta-feira da última semana, o governo chinês considera que houve mudanças, necessárias, por parte do líder tibetano. Falámos simplesmente do facto que o Dalai Lama deveria abandonar totalmente as suas opiniões e acções separatistas e esforçar-se para compreender as autoridades centrais e o povo chinês , disse.