Há muitas semelhanças entre Paulo e os Pastorinhos de Fátima no trajecto de vida, na vivência da fé
Há muitas semelhanças entre Paulo e os Pastorinhos de Fátima no trajecto de vida, na vivência da fé a mensagem (das aparições e de São Paulo) continua actual e desafiante para os cristãos de hoje, salientou José Carlos Carvalho o primeiro dos oradores do ‘Ciclo de conferências sobre São Paulo’ que teve início esta tarde. a mensagem de Fátima é positiva, é universal, para todos, disse o professor da Universidade Católica do Porto, na basílica de Nossa Senhora do Rosário. Continua a repropor a ideia de Deus trino contrapondo com a ideia de autonomia e independência do homem actual face a Deus.
O teólogo assinalou semelhanças entre os servos de Deus na conferência subordinada ao tema a mensagem da irmã Lúcia (e dos Pastorinhos) à luz de São Paulo. Perante uma grande plateia sublinhou que ler Lúcia e Paulo é ler a contínua actualização da profecia.
a mensagem do ciclo das aparições de Fátima convida à revisão de vida, tal como a de Paulo. Paulo prevê que o fim está próximo, assim como os Pastorinhos esperam o fim da Guerra mundial. Paulo sabe o espera, a recompensa dos justos. Os Pastorinhos pedem para ir para o céu porque é a recompensa dos justos, enumerou José Carlos Carvalho.
O conferencista recordou ainda que tanto Lúcia como o bispo José Alves Correia da Silva que declarou como dignas de crédito as aparições, usaram citações de Cartas de São Paulo. No final da conferência, o reitor do Santuário de Fátima assinalou a importância de acolher a Mensagem. Temos de continuar a ler o Evangelho, como estudar os escritos da irmã Lúcia e da mensagem de Fátima salientou o padre Virgílio antunes.
O ciclo de conferências decorre até abril de 2009. a próxima realiza-se a 14 de Dezembro, sobre o tema São Paulo – Uma vida ao serviço do Evangelho. O orador é o padre Gonçalo Teixeira Diniz, da diocese de Leiria-Fátima. Cada sessão, sempre aos domingos, é enriquecida com um concerto de órgão.