De 10 a 16 de Novembro, a cidade de Torres Novas assume-se como a «capital da Lusofonia». Um vasto conjunto de eventos apresenta a cultura dos países de língua oficial portuguesa
De 10 a 16 de Novembro, a cidade de Torres Novas assume-se como a «capital da Lusofonia». Um vasto conjunto de eventos apresenta a cultura dos países de língua oficial portuguesa a iniciativa, que se desenrola no âmbito do ano Europeu do Diálogo Intercultural, acontece na sequência de um trabalho que a autarquia desenvolveu em Cabo Verde e Timor-Leste. além disso, inspiram-se na existência de uma réplica do Padrão Henriquino existente na cidade. O monumento, de 1960, é idêntico ao de outras cidades de países lusófonos, com que o anterior regime assinalou os 500 anos da morte do Infante Dom Henrique.
O presidente da autarquia, antónio Rodrigues, explicou à agência Lusa: Faz todo o sentido Torres Novas agarrar a lusofonia, não só pela boa geminação que tem desenvolvido com o município cabo-verdiano da Ribeira Grande, como pelo trabalho que iniciou este ano em Timor-Leste, no apoio à elaboração da legislação do futuro poder local, a convite do Governo daquele país.
Com os Encontros da Lusofonia, a cidade de Torres Novas vive, durante uma semana, um vasto conjunto de eventos – música, livros, dança, gastronomia, conferências -, numa montra da cultura dos países de língua oficial portuguesa. O programa arranca segunda-feira, com a Oficina dos Mapas, um convite à escrita, desenho e orientação geográfica dirigido aos alunos dos segundo e terceiro ciclos do concelho.
Pelo meio há workshopes, conferências para debater assuntos como a cooperação e a lusofonia, e outros. Um encontro de estudantes timorenses e a conferência Timor-Leste, contributos para a construção do país marcam as actividades do último dia, que encerra com um espectáculo de solidariedade.