Ki-moon alerta os líderes da região para um facto inegável: nem o país, nem os seus vizinhos suportam nova guerra
Ki-moon alerta os líderes da região para um facto inegável: nem o país, nem os seus vizinhos suportam nova guerraarrancou esta sexta-feira a cimeira sobre a grave crise na República Democrática do Congo (RDC), com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a pedir medidas urgentes para conter a crise no Leste do país, na província do Kivu do Norte. Para Ki-moon, é óbvio que nem a RD Congo, nem os países circundantes podem aguentar serem arrastados para um novo conflito.
Os combates no Kivu do Norte entre forças governamentais e os rebeldes do Congresso Nacional em Defesa do Povo (conhecido por CNDP), milícia liderada pelo general desertor Laurent Nkunda, já provocou cerca de 252 mil deslocados congoleses, só nos últimos meses.
Na cimeira, organizada pela União africana, encontra-se presente o presidente da RDC, Joseph Kabila, e o presidente Paul Kagame, do Ruanda, que faz fronteira com o Kivu do Norte, assim como os líderes do Quénia, Uganda, Tanzânia, Burundi e África do Sul. antes de mais nada, temos de tomar medidas urgentes para conter a actual crise criada pelo recrudescimento dos combates no Leste da RDC, disse-lhes Ki-moon.