a FaO prevê que os produtos cerealí­feros cresceram, mas a alta de preços pressiona mercados em desenvolvimento, onde a fome pode aumentar
a FaO prevê que os produtos cerealí­feros cresceram, mas a alta de preços pressiona mercados em desenvolvimento, onde a fome pode aumentarHá um acentuado aumento da produção de cereais, mas os preços não descem como o esperado. E apesar desta previsão de crescimento, que poderá mesmo bater um novo recorde este ano, o Fundo para a alimentação e a agricultura (FaO) considera que o impacto da actual crise financeira sobre o sector agrícola poderá significar um aumento súbito nos preços dos alimentos nos próximos anos.
No seu relatório semestral Food Outlook, a FaO salienta que grande parte do impulso na produção cerealífera teve lugar nos países desenvolvidos, onde os agricultores estavam em melhor posição para responder à alta dos preços. Os países em desenvolvimento, por outro lado, ficaram praticamente limitados na sua capacidade de resposta aos altos preços, pelo lado da oferta.
Por isto, para a FaO, existe um risco real de que, na sequência destes problemas económicos actuais, as pessoas possam enfrentar situações de fome, com largas camadas de populações, no mundo em desenvolvimento, a alimentar-se pior e o número de pessoas com fome a subir ainda mais.